Qlik Sense vs Tableu vs Power BI


Qlik Sense vs Tableu vs Power BI


O quadrante mágico do Gartner mostra estas 3 fabulosas ferramentas como as principais e melhores tools de BI da atualidade.

Para podermos fazer nossa propria análise, nós na InCube levantámos quais as vantagens e devantagens de cada ferramenta.

 

Qlik Sense  

Vantagens:

    Performance aprimorada

A Qlik tem uma das melhores ferramentas de BI do mercado porque oferece um desempenho incrível. Ela permite manipular dados enormes enormes instantaneamente e com muita precisão. As ferramentas exigem baixos investimentos em hardware, o que permite que sua empresa possa começar a utilizá-la em pouco tempo.
Graças ao seu sistema de geração e QVD e sua indexação, após a extração de dados, a ferramenta consegue efetuar cargas através dos QVDs de forma muito rápida.

    Self - Service BI

Graças a acessibilidade do sistema de auto-serviço, todos os funcionários da sua equipe terão acesso às informações.  O Qlik Sense possibilita visualizações e descobertas a nível individual, e o compartilhamento desses insights a nível grupal. Assim, todo o time se mantém bem-informado e o processo de tomada de decisão pode ser otimizado.
Embora para a equipe da InCube o Self - Service BI seja uma realidade longe de se conseguir implementar, a Qlik vende muito bem essa ideia e focou sua ferramenta para atender a esse novo conceito do mercado.
   

    Data Storytelling

A funcionalidade de narração de dados presentes no Qlik Sense é uma nova e completa forma de compartilhar suas aplicações com o resto da equipe.
Com essa funcionalidade você consegue tirar snapshots de seus dados (como relatórios) e usá-los em histórias estruturadas em um ou mais slides. Esses snapshots podem ser editados e te possibilitam enfatizar os dados que você deseja mostrar ao público. Ademais, à medida que você conta a história para o público, é possível retornar a fonte dos snapshots e acessar os dados momentaneamente.
Em outras palavras, o storytelling facilita o entendimento dos dados por meio da apresentação dos mesmos em dashboards interativos.

Desvantagens:

   Responsividade - de solução a problema

O sistema de responsividade de Qlik Sense é extremamente funcional, porém algo que deveria ser uma solução de visualização, torna-se algo prejudicial para a ferramenta, uma vez que a ocultação e sobreposição de objetos deixa de ser possível, pois a Qilk não foi capaz de resolver o conflito técnico entre ambas as opções. Ou seja, a velha e adorada opção de clikar em uma imagem > ocultar gráfico e exibir outro no seu lugar, foi desativada.

   Custo

Aqui está algo que todas a empresas olham e definem como principal fator de escolha. Nesse quesito a Qlik deixa muito a desejar. 
O valor de aquisição é exorbitante, muito acima dos seus concorrentes, suas versões gratuitas são limitadas em termos de funcionalidades. 
Um estudo da InCube verificou que uma licença perpetua da Qlik, pode custar mais de 1 milhão de reais.

Integração

Embora a ferramenta tenha diversas opções de conexão com fontes de dados, quando se trata de ambientes OLAP, e conexão a cubos multidimensionais e/ou tabulares, os seus conectores simplesmente não funcionam, obrigando o usuário a utilizar querys MDX (por exemplo), para conseguir extrair dados.

Power BI

Vantagens: 

    Propriedade

Alguns podem até não achar muita vantagem no fato de ser da Microsoft, mas o fato é que a ela está mudando, a nova liderança da empresa vem implementando mudanças significativas e nunca vista antes na empresa, o próprio Power BI foi uma delas. Implementaram uma ferramenta ouvindo os usuários finais, naquilo que estes achavam melhor e não baseado no que eles entendiam que era melhor.
É a empresa líder em sistemas operacionais e programas pessoais e corporativos (pacote office, SQL, etc.), com mais este grande programa ao seu portfólio, integrado a todas as ferramentas já líderes de mercado e além disso uma superpotência do mundo corporativo, com certeza faria os concorrentes pensarem e repensarem suas estratégias.
Dessa forma o Power BI integra de forma nativa,com todas as ferramentas da MS, desde Banco de dados SQL Server, SSDT e o proprio Azure.

    Integração

Bom, é inquestionável , o Power BI, possui uma integração com bases de dados e diversos ambientes, fabulosa. 
Podemos efetuar conexões com todas a ferramentas da MS de forma nativa, e não só, suas conexões com Oracle, MySQL, MongoDB e Hive são muito fortes, seguras e estáveis.

    Custo

Ao contrário de seus concorrentes as versões gratuitas do Pwer BI, não possuem quaiquer limitações de funcionalidades, quer na sua versão Desktop, Web ou Mobile.
Além disso, por apenas R$50 mensais, pode ter a licença PRO, com direito a cadastramento de até 5 desenvolvedores na nuvem do Power BI.

Desvantagens:

    ETL

Embora seja totalmente possível efetuar todo o tipo de ETL com o Power BI, para quem não é familiarizado com planilhas de Excel, pode ficar um pouco pouco perdido, uma vez que a forma de aplicação de muitas funções de ETL, são praticamente iguais ás utilizadas no Excel.
 

    Acesso genérico

Existe algo que realmente pode ser um entrave para a maioria das pessoas que desejam experimentar esta fantástica ferramenta.
Quem entra no site do Power BI e tenta efetuar sua conta, se depara com o problema de que somente com um dominio corporativo será possivel tal coisa.
Ou seja, com sua conta comun do de gmail, hotmail, etc...não conseguirá seu cadastro e acesso á ferramenta.
 

    Responsividade

Embora os dashboard criados pelo Power BI, sejam responsivos, quando se trata de visão em celular e/ tablet, o mesmo não aplica sua resposividade de forma automatica, é necessário que o usuário, entre no modo design para celular e recrie seu dashboard novamente, para o layout de celular.

Tableu

Vantagens: 

    Integração

A implementação da ferramenta é facilitada pelas grandes possibilidades e facilidades de integração dela com informações já existentes. É possível iniciar, por exemplo, o projeto de BI com Tableau.
Isso torna a implantação do projeto de BI mais rápida e sem transtornos para o departamento de Tecnologia da Informação (TI). Por consequência, o processo também fica mais barato.
 

    Mobilidade

O Tableau está preparado para apresentar informações em plataformas que vão desde os tradicionais desktops até em dispositivos móveis. A experiência da ferramenta nos dispositivos móveis é aprimorada devido ao constante desenvolvimento de melhorias nos produtos focadas na experiência de usuário.

    Mobilidade

A visualização dos dados na ferramenta é direcionada à compreensão ágil e clara dos usuários e à aplicação das informações na estratégia empresarial.
Assim, o Tableau Software otimiza a ocorrência de insights e a análise das informações, tanto gerais quanto segmentadas, para as tomadas de decições estratégicas — fundamentais para a condução dos negócios rumo ao sucesso.

Desvantagens: 

    Lentidão

Na InCube, testamos o Tableu com diversos tamanhos de dataset, e até mesmo com pequenos volumes de dados, o Tableu mostrou lentidão quer na parte de ETL quer na navegação entre paineis e uso de filtros.

    Custo

 Quando se trata do investimento necessário para comprar e implementar o Tableau, ele pode ser de 9 a 10 vezes mais caro que seus concorrentes. Muitas vezes, os projetos do Tableau são acompanhados por projetos de armazenamento de dados e normalmente são usados com Data Warehouses, o que poderá aumentar seu custo de implementação.

    Usuários

Ao contrário de seus concorrentes que permitem o uso de forma intuitiva e acessível até mesmo aqueles que não tenham conhecimento tecnico avançado, para manipular o Tableu pe necessário ter um conhecimento mais aprimorado em BI, transferindo assim seu foco de atuação para analista e não end-user.

E o vencedor é…?

Não existe vencedor aqui. Na verdade, a melhor ferramenta é aquela que resolve o problema do cliente. A melhor forma de fazer sua escolha é experimentar as três ferramentas e avaliar qual se adapta melhor ao seu projeto. Você pode experimentar gratuitamente as duas ferramentas e tomar suas decisões baseado em dados. O que aliás faz todo sentido, em se tratando de ferramentas de análise de dados!

E para você...qual a sua opinião?

 

 

Comentários

  1. Muito Bom !!! Show ! Não está no escopo do quadrante mágico do Gartner, mas por ter seu uso massivo em muitos instituições públicas brasileiras, eu ainda adicionaria o Pentaho a essa lista. Excelente artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nós da InCube já efetuamos otimos trabalhos com o Pentaho..merece sim, todos os créditos.
      Grato por te gostado do artigo, brevemente teremos mais novidades

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial de Machine Learning com Python - Iniciantes - Parte 1

Regressão Múltipla com R

Tutorial de Machine Learning com Python - Iniciantes - Parte 2